Na hora da reforma de uma casa, vários detalhes precisam ser pensados com muito cuidado. Um deles é a escolha do piso. Além da cor, colocar o produto correto pode influenciar muito no resultado final.
Por isso, as pessoas costumam recorrer a duas opções bastante populares, o piso laminado, formado por lâminas em madeiras com larguras e comprimentos variados, e vinílico, feito em PVC e encontrado em placas, mantas ou réguas.
Apesar disso, as pessoas ainda costumam ter muitas dúvidas na hora de escolher o piso correto. E você, sabe qual escolher? Não? Então acompanhe esse texto.
Vamos mostrar algumas razões que vão lhe ajudar a pensar qual das duas opções se adapta melhor aos seus planos. Confira.
Como escolher o piso correto para sua reforma
Na hora de escolher o piso correto para sua construção ou reforma, o ideal não é pensar apenas na beleza. Existem alguns detalhes que devem pesar nesta hora. Veja o que avaliar antes de fechar o contrato de compra, para não se arrepender depois.
Custo – Laminado X Vinílico
O custo final da obra costuma ser algo que muitas pessoas não colocam na ponta do lápis, por isso acabam levando um susto com o tamanho da fatura. Então, para não cair nessa armadilha, é preciso pensar quanto você quer ou pode gastar com a compra do piso.
Se você tem um orçamento limitado para a colocação do piso, uma boa ideia é optar pelo piso laminado. O custo de aquisição das placas é bem menor do que o vinílico, pesando menos no final da obra.
Ponto para o Laminado!
Ruído – Laminado X Vinílico
Para quem mora em um apartamento, a preocupação com o excesso de ruído é uma constante. Então, o ideal é escolher um piso que não faça aquele som de “toc toc” a cada passo dado.
Neste caso, a melhor alternativa é o piso vinílico. Graças ao material com que é produzido, esse piso garante o mínimo de ruído, mesmo para quem tem animais domésticos em casa.
Ponto para o Vinílico!
Resistência à água – Laminado X Vinílico
Quem nunca deixou a janela aberta, e caiu aquele toró? Por isso, é importante escolher um piso que seja resistente a água. Ou você que gosta de lavar o piso, com abundância de água, o piso vinílico é a pedida da vez.
Em realidade, os dois pisos são de fácil limpeza, porém o vinílico pode ser lavado.
Mas atenção, o piso vinílico não é a prova d’água, ok? Rsrs. Lave e seque, não deixe a água empossada.
Ponto para o Vinílico!
Nivelamento – Laminado X Vinílico
Muitas vezes, quando vamos reformar nossa casa e substituir os pisos, o mais comum é não retirar a cobertura anterior, ou seja, aplicamos o piso um sobre o outro, ou em outros casos, o contrapiso está bem irregular.
Nestes casos, podem surgir desníveis que prejudicariam a qualidade final do serviço. Se um destes é o seu caso, a dica é optar pelo piso laminado, que se assenta bem em locais não tão bem nivelados. Ou, fazer a correção da base com massa autonivelante ou contrapiso.
Ponto para o Laminado!
Obs: Aplicação de Massa Autonivelante ou de Contrapiso é a maneira ideal para corrigir as irregularidades, fuja de propostas como aplicar gesso, fazer enchimento com PVA, etc, etc, não é garantido o resultado nessas opções.
Base de Taco, Assoalho – Laminado X Vinílico
Outro ponto importante a se considerar na hora de instalar o piso é saber onde ele será instalado. Para quem vive em locais onde o piso anterior era de madeira bruta, a melhor opção é o piso laminado, que pode ser instalado neste tipo de superfície. Mas atenção, se for em casa térrea é proibido qualquer piso, por causa da umidade que vem do solo.
O Piso vinílico Click é mais possível instalar sobre o taco ou assoalho, mas desde que esteja muito firme e não seja casa térrea.
Ponto para o Laminado.
Base de Cerâmica – Laminado X Vinílico
Caso o local onde o piso será instalado seja em cerâmica, podem ser aplicados tanto o piso vinílico quanto o laminado. No entanto, é preciso que esteja bem firme e nivelado.
O laminado é mais fácil de instalar, porque é só encaixar as réguas, já o vinílico tem que preparar a base, por essa razão:
Ponto para o Laminado.
Obs: ainda que é possível instalar o vinílico, por ter de preparar, se torna mais trabalhoso e oneroso.
Sensação Térmica – Laminado X Vinílico
O Piso Laminado por ser instalado no sistema click, ele fica flutuando a base, além de ser um composto de madeira, isso tudo contribui para que ele tenha uma sensação térmica melhor no frio ou no calor, no entanto, o vinílico ele fica colado na base, ou até mesmo o click, por ser PVC, tem uma resistência menor térmica.
Na prática, os dois tem boa sensação térmica, ou seja, no frio dá para andar de meia, no calor, descalço, porém o laminado é melhor nesse quesito:
Ponto para o Laminado.
Últimas considerações – Laminado X Vinílico
Agora, se além disso você está preocupado com a dificuldade em fazer a instalação, uma boa dica é optar pelo piso laminado, cuja instalação é mais fácil. O vinílico precisa de maior preparo, porque tem que aplicar uma massa na base, e tem tempo de secagem.
Se você vai colocar um piso novo em locais onde há portas, por exemplo, o vinílico é a melhor alternativa, já que é mais fino e não precisa ser cortado.
Para ambos os pisos, tem prós e contras, o laminado é mais fácil no geral para instalar, no que diz respeito a base, velocidade, custo, sensação térmica, no entanto, o vinílico é melhor na questão do ruído, na resistência a água. Ambos os pisos têm uma variedade extensa de cores, texturas, padrões, e diferentes qualidades, desde para uso residencial, até uso industrial. Lembrando que, o melhor piso é aquele que atende a sua necessidade!